Quero falar sobre:
Informações por WhatsApp
Centro de Estudos Jurídicos

Pós-Graduação EAD

Direito Eleitoral

Faixa 6
Lato SensuPós-Graduação
10 meses
420 horas
Consulte para maisinformações

Objetivo

Avaliar o processo de modificação que se desenvolve no contexto nacional no atual momento histórico, despertando, dentro desse contexto, uma visão crítica do tema.

Desenvolver competências necessárias à atuação do servidor público, em especial aos ocupantes de cargos ou funções de direção e assessoramento superior.

Estimular o aprimoramento a integrantes de legendas partidárias, notadamente quanto ao aperfeiçoamento para atuação nos processos eleitorais e feitos de cassação.

Examinar as tendências modernas do Direito Eleitoral e suas perspectivas futuras, à luz do direito comparado. Introduzir e aprofundar o estudo do Direito Eleitoral por meio da abordagem detalhada das questões que lhe são próprias, questionando a sistematização vigente à luz do paradigma constitucional e infraconstitucional.

Oferecer conhecimentos jurídicos sobre o Direito Eleitoral, inclusive no âmbito do Direito Processual Eleitoral, com visão interdisciplinar e com estratégias necessárias para sistematizá-lo aos demais ramos de conhecimento das ciências jurídicas, capacitando em formação técnico-profissional.

Perceber como se dá a adaptação das normas à realidade, através de um estudo sistêmico, a partir de uma visão inicialmente histórica e principiológica, mas sobretudo com enfoque na legislação, doutrina e jurisprudência.

Praticar o exercício da advocacia e docência em tal ramo do Direito a fim de lidar com o procedimento diário do Direito Eleitoral, enquanto servidor público e para a atuação de integrantes de órgãos partidários.

Preparar os candidatos ao ingresso nas carreiras públicas.

Público-alvo

Destina-se a todos bacharéis em Direito, Advogados, Procuradores, Magistrados, Servidores Públicos e demais formações, integrantes de organizações não-governamentais ou aspirantes à carreira pública ou política, que exercem ou pretendem exercer atividades ligadas ao Direito Eleitoral. Com o avanço do regime democrático brasileiro advindo da Constituição Federal de 1988, o Direito Eleitoral tem avançado expressivamente no âmbito do ordenamento jurídico pátrio, reputando-se cada vez mais o avanço das demandas eleitorais que envolvem os pleitos, notadamente ações de cassação, prestações de contas, processos de registro de candidatura e ações criminais, cuja competência foi potencializada pelo Supremo Tribunal ao reiterar a jurisprudência de que a referida Justiça Especializada é competente para apuração, inclusive, de crimes comuns conexos ou alusivos a figuras típicas de corrupção. Nessa linha, a realização, de forma bienal, de eleições ordinárias no país, além da realização de eleições de natureza suplementar, em face usualmente de desconstituição de mandatos, exigem uma maior formação dos inúmeros profissionais envolvidos, tanto no âmbito da Administração Pública, e sobretudo na composição da Justiça Eleitoral, quanto à formação exigida para atuação da classe advocatícia. Importante destacar que representantes ligados a partidos políticos, de forma geral, têm manifesto interesse quanto ao aprofundamento do Direito Eleitoral, reputadas as votações regulares existentes.

Metodologia

O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de encontros presenciais e nem de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.


Organização Curricular

DISCIPLINASHORAS
Crimes e Direito Processual Penal Eleitoral60h
Desenvolvimento Profissional40h
Direito Processual Cível-Eleitoral60h
Garantias Eleitorais40h
História, Legislação e Organização da Justiça Eleitoral40h
Infrações Cíveis-Eleitorais40h
Prestação de Contas Eleitoral e Partidária40h
Princípios do Direito Eleitoral. Partidos Políticos40h
Registro, Propaganda e Direito de Resposta60h

Certificação

A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.

O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

Investimento

Conheça os valores e as condições de pagamento especiais de maio.


Não deixe seu futuro esperando

Faça já a sua Pré-Matrícula! Um de nossos consultores entrará em contato.