Pós-graduação em Direito Administrativo: como escolher o melhor curso?

  • 04/set/2018

Pós-graduação em Direito Administrativo: como escolher o melhor curso?

Se você já se formou ou está prestes a se formar em Direito, provavelmente está pensando em qual será o próximo passo: a sua especialização. Já pensou em fazer uma pós-graduação em Direito Administrativo?

Preparamos este post para que você possa saber mais sobre o assunto e consiga tomar essa decisão com facilidade. Continue a leitura e confira o nosso guia!

O que é Direito Administrativo?

Em primeiro lugar, é importante ter um panorama do que você aprenderá na pós-graduação e trabalhará quando concluir seus estudos.

O Direito Administrativo diz respeito à Gestão Pública, ou seja, é muito recomendado para servidores públicos, juízes, promotores de justiça, demais funcionários ligados à administração pública e bacharéis em Direito que sonham em prestar concurso e ingressar nessas carreiras.

Ao ingressar em uma pós-graduação em Direito Administrativo, você aprenderá sobre o Estatuto do Funcionário Público, as leis que regem a responsabilidade civil do Estado, como funcionam licitações e contratos públicos, além de fundamentos da gestão financeira e orçamentária.

Essa é uma área do Direito de crucial importância, que necessita de pessoas capacitadas a trabalhar estritamente de acordo com as normas e leis vigentes no país.

Como escolher um bom curso?

A escolha de uma boa pós-graduação é fundamental para construir sua carreira sobre pilares sólidos. Mas, nesse momento, surgem dúvidas, e muitos se perguntam se só instituições de extremo prestígio, agregam valor ao currículo.

A verdade é que existem ótimas instituições não tão famosas que também formam profissionais muito bem preparados. Para identificá-las, há critérios que você deve observar. Confira alguns deles a seguir.

Grade curricular

A maioria das Instituições de Ensino, atualmente, disponibiliza suas grades curriculares online. Graças a isso, fica mais fácil observar e comparar a estrutura do curso de uma universidade com a outra.

Veja a carga horária de cada uma das disciplinas, e pesquise sobre sua relevância. Uma pós-graduação deve trazer ensinamentos mais específicos que a graduação, por isso, cursos com muitas disciplinas genéricas não agregarão tanto conhecimento.

Corpo docente

Novamente, essa é uma informação que pode ser encontrada no site de qualquer Instituição de Ensino, e é de suma importância. Por exemplo, você sabia que, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, pelo menos 50% do corpo docente de um curso de pós-graduação precisa ter mestrado ou doutorado?

Informe-se sobre a formação dos profissionais associados ao curso, mas também procure conhecer um pouco de sua trajetória, e até mesmo saber a opinião de antigos alunos.

Isso porque muitas universidades contam com profissionais brilhantes, com uma formação impecável, mas que, na hora de passar este conhecimento adiante, não têm uma boa didática.

Avaliação do MEC

O Ministério da Educação faz constantes avaliações em todos os níveis de formação, como a Prova Brasil, do ensino básico, e o Enade, do ensino superior. De quatro em quatro anos, também há a avaliação das pós-graduações, sendo que a última foi em 2017.

Nessa avaliação, é atribuída uma nota de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados do MEC. Os cursos com notas 3 a 5 são considerados de excelência nacional, e os cursos com notas 6 e 7, de excelência internacional.

Quem já está cursando uma pós-graduação quando ela é descredenciada recebe normalmente seu diploma. No entanto, é vedado que a instituição admita novas matrículas para o curso, pois o diploma não será mais expedido.

É possível consultar junto ao CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a nota de todas as pós-graduações que participaram da última avaliação, e ver uma lista completa das instituições em situação regular no portal e-MEC.

As boas notícias são que, de todos os cursos avaliados, menos de 2% são descredenciados, e que é possível encontrar instituições com nível de excelência internacional em 16 estados brasileiros.

Renome da instituição

É verdade que renome não é tudo — é importante conhecer a reputação de uma universidade antes de ingressar nela.

Procure saber se ela responde a muitos processos judiciais de alunos, se as pessoas que você conhece têm alguma experiência ruim com ela, e há quanto tempo está no mercado.

É sempre melhor optar por uma instituição que já tem alguma história, e um nome consolidado, inclusive porque faculdades novas têm dificuldade em atrair profissionais bem qualificados para lecionar nelas.

É possível fazer pós-graduação a distância?

Muitas pessoas desejam fazer uma pós-graduação para aumentar seus conhecimentos na área e seus rendimentos. No entanto, alocar tempo para isso costuma ser um empecilho, já que a maioria das pessoas que concluíram o ensino superior trabalha em período integral.

Outro motivo é a falta de uma universidade que fique perto de sua casa, e ofereça um bom curso na modalidade desejada. Para essas pessoas, bem como nas que se dão melhor estudando sozinhas, a solução ideal é a Educação a Distância (EAD).

O MEC permite a existência de pós-graduações não presenciais, desde que sejam aplicadas provas presencialmente, e seja feita (também presencialmente) a defesa de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Ou seja, é possível estudar na tranquilidade de sua casa, após o trabalho, sem precisar preocupar-se com o transporte, desde que você compareça algumas vezes em uma unidade da instituição.

Uma importante vantagem da Educação a Distância é que há significativa redução no preço do curso, pois não é necessário manter um espaço físico tão grande, com custos elevados.

Ela também é excelente para os professores, que podem ter uma agenda mais flexível e conciliar suas aulas com outras atividades. No CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos – da faculdade Unyleya, por exemplo, muitos professores são promotores, juízes, membros de comissões e palestrantes.

Além de Direito Administrativo e Gestão Pública, na modalidade a distância, também oferecemos pós-graduação em Direito Desportivo, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Penal e Processual Penal, Direito Processual Civil e Mediação de Conflitos e Arbitragem.

Se você se interessou por fazer uma pós-graduação em Direito Administrativo, ou em alguma dessas outras áreas, que tal entrar em contato conosco? Nós vamos adorar tirar todas as suas dúvidas e ter você como nosso aluno!




New Call-to-action


Guia Prático: baixe grátis

Nossos Apps

Nossas Redes Sociais