É possível estudar com videoaulas na área do Direito?

  • 24/set/2018

É possível estudar com videoaulas na área do Direito?

O avanço da tecnologia oferece possibilidades amplas de estudo. As videoaulas de Direito são exemplos concretos de como há cada vez menos barreiras para se dedicar ao objetivo. Esse recurso torna o curso mais inclusivo, mantendo sonhos vivos.

As videoaulas são úteis na preparação para o exame da OAB, para provas de concursos e também para o bacharelado e pós-graduação. Todas essas formações e possibilidades já se encontram nesse recurso, cada dia mais comum.

Neste post, você vai conhecer as vantagens e as inúmeras possibilidades que as aulas em vídeos e a educação a distância oferecem na área de Direito. Não perca mais tempo e confira!

Autonomia: fazer do seu jeito e no seu tempo

A autonomia e a flexibilidade são os primeiros pontos de destaque. Você estuda a hora em que quiser, pelo período que puder durante o dia. O recurso de videoaula permite que o aluno modele sua grade de estudos e o seu cronograma, adequando-os à sua própria rotina.

O sistema é perfeito para pessoas que precisam conciliar os estudos com outras tarefas, como um emprego ou outros cursos. A autonomia, porém, depende do curso escolhido e da plataforma que oferece as aulas. É importante procurar instituições que prezam por essa flexibilidade.

Algumas faculdades de Direito oferecem soluções bem interessantes, que dão muita liberdade aos alunos. Porém, é preciso ir com calma! Essa adequação não significa que o curso é menos rigoroso que um curso de Direito presencial.

O mesmo conteúdo é abordado com a mesma profundidade e complexidade. O que muda é apenas a forma do aprendizado.

Troca de experiências e diálogo: os fóruns de debate

A troca de ideias, experiências e visões faz parte do ensino superior e do aprendizado de forma geral. Por mais que pareça o caso, as videoaulas de Direito não isolam o aluno. A maioria das plataformas de ensino a distância oferece muitos outros recursos além desse, que ajudam na questão da interação.

Entre esses recursos, os fóruns de debate e discussão representam uma das ferramentas mais valiosas. Esses ambientes substituem as salas de aula, oferecendo a mesma situação de troca de informações.

Por meio dos fóruns, os alunos podem tirar dúvidas geradas pelas videoaulas, aprofundar o conteúdo, dividir experiências, indicar leituras e oportunidades. Essa possibilidade amplia as suas fontes de estudos e não se limita apenas ao ensino da instituição.

Estudar nunca foi um ato solitário. Pelo contrário, o aprendizado pressupõe diversas redes de interação, que não se limitam apenas à conexão direta entre aluno e professor.

Corpo docente: garantia de qualidade no ensino

As videoaulas de Direito não representam um conteúdo menos aprofundado. Diversas plataformas de ensino jurídico a distância têm um corpo docente extremamente qualificado, capaz de oferecer aulas com a melhor qualidade disponível no mercado, abordando o conteúdo de forma completa e interativa.

Isso significa que, por meio de videoaulas, o aluno tem contato com os melhores profissionais de qualquer lugar do país ou mesmo do mundo! Eles também estão sempre disponíveis para solucionar qualquer dúvida sobre o que é abordado.

O fator presencial é única diferença entre essa relação aluno e professor, tão importante na aprendizagem. O ambiente digital, cada vez mais desenvolvido, é capaz de suprir essa questão de maneira eficiente.

Certificação: autorização do MEC

Fundamental, a autorização do Ministério da Educação (MEC) está presente nos cursos a distância. Essa condição garante ao aluno um diploma certificado, algo indispensável na sequência da carreira jurídica. Para conseguir essa autorização, as instituições passam por análises profundas por parte do MEC.

É preciso apresentar uma estrutura relevante, um corpo docente extremamente qualificado e ótimos resultados nas estratégias e práticas de ensino jurídico. Esses fatores garantem que profissionais competentes serão formados na universidade.

Antes de escolher a formação a distância, confirme se a instituição é autorizada pelo MEC. A lista é disponibilizada online, incluindo cursos de graduação e pós-graduação.

Servidor público e profissionais do setor privado: progressão salarial

Um curso de pós-graduação em Direito é indispensável para a progressão salarial na carreira pública. Tendo isso em vista, as videoaulas conferem ao aluno os mesmos direitos da educação presencial, fazendo toda a diferença na vida profissional do aluno.

Entre esses direitos, encontra-se justamente a possibilidade de angariar progressões e gratificações previstas nos diversos planos de carreira do serviço público. Basta que o aluno investigue se o órgão ou a entidade pública ao qual ele é vinculado tem um Plano de Cargos e Salários (PCS) e se existe a possibilidade de progressão funcional.

Para os profissionais da iniciativa privada, os certificados de cursos a distância também podem ser utilizados para alavancar suas carreiras. Esses cursos qualificam os atuantes na área do Direito, como advogados e consultores. Assim, é possível migrar para áreas específicas, especialmente, as que mostram um aquecimento maior.

A formação a distância proporciona um outro status no mercado de trabalho, seja público, seja privado. Além de novas oportunidades, esse profissional é visto com outros olhos, uma vez que busca especialização e desenvolvimento. As promoções e chances em novas empresas serão uma realidade no horizonte!

Custos: os benefícios para o seu bolso

Um dos fatores mais importantes, a questão financeira também é um diferencial. Apesar da mesma profundidade e capacitação, os cursos a distância custam menos do que os presenciais. Naturalmente, as videoaulas de Direito geram menos custos às instituições, que não precisam repassá-los aos alunos.

Alguns cursos de Direito podem ser bem caros, devido ao nível de especialização e qualidade dos professores, em especial, cursos de pós-graduação na área jurídica.

Nesse ponto, os cursos a distância têm muito a oferecer. Justamente por serem baseados em videoaulas e plataformas online, os custos são competitivos e atrativos a quem busca uma formação complementar.

Esse custo-benefício mais interessante é fundamental para recém-formados. Esse costuma ser um período de desenvolvimento, nem sempre marcado por estabilidade financeira. É a hora certa de seguir o desenvolvimento e abrir portas para oportunidades melhores, visando ter salários mais altos e posições de relevância.

Estudos: 6 dicas de como aproveitar as videoaulas de Direito

Por mais que sejam eficientes, as videoaulas de Direito têm suas particularidades. Aproveitá-las depende de boas práticas, da preparação adequada e da organização do aluno com os conteúdos. É possível colher bons resultados e se desenvolver se tudo isso estiver devidamente alinhado.

A seguir, veja 6 dicas fundamentais para que a sua pós-graduação a distância seja proveitosa!

1. Organize os conteúdos

Você terá acesso a muitas disciplinas, assuntos e conteúdos importantes de forma geral. É preciso seguir o cronograma indicado, garantindo um aprendizado linear e completo. Em certos momentos, vários deles estarão disponíveis de uma só vez, o que requer organização.

As instituições desenvolvem planos de ensino que devem ser respeitados pelo aluno. Isso também envolve a organização para acessar tudo em tempo hábil, atendendo aos trabalhos e provas da melhor forma. Você deve seguir esse cronograma, para que o aprendizado aconteça da forma certa.

Junto ao que está sendo oferecido, procure leituras paralelas por meio de artigos e livros. Os professores recomendam bons conteúdos, que fazem toda a diferença no aprendizado. Equilibre esse aprendizado para ter uma formação completa.

Essas sugestões também acontecem no ensino presencial, então, não as negligencie, ok? O ideal é que você acompanhe o cronograma desenvolvido, para se preparar da forma adequada, seguindo a progressão de conteúdo.

2. Escolha uma instituição séria

O ensino a distância tem a mesma seriedade do presencial. Professores e alunos precisam se comprometer ao máximo, fazendo valer o sistema de aprendizado. Isso também depende da instituição e, nesse caso, a busca pela melhor universidade é fundamental.

O primeiro passo é verificar a validação junto ao MEC. Isso garante que o diploma será válido, oferecendo todas as oportunidades que você busca. Entretanto, além do reconhecimento de mercado, essa validação prova que você será orientado por profissionais competentes e qualificados.

Ao escolher um curso de Direito a distância, pense também em como isso interfere no seu cotidiano. Uma instituição séria se preocupa com a qualidade do conteúdo, com a forma como o ensino é transmitido e, principalmente, com a qualidade das videoaulas.

Ter essa preocupação é garantir que tudo vai sair como o esperado. A questão financeira também é relevante. Lembre-se do investimento que é feito em busca desse objetivo. Negligenciar uma universidade séria pode custar caro, desvalorizando os esforços econômicos que você faz.

3. Garanta a infraestrutura mínima

Para assistir a videoaulas de Direito, é preciso ter uma infraestrutura adequada. Nem mesmo as melhores plataformas e professores adiantam se você não se preparar para as aulas. Tenha um computador, um tablet ou um smartphone funcionando bem, uma conexão à internet potente e um sistema de som ou fones que deixem claro o áudio das aulas.

Lidar com tecnologia nem sempre é simples, mas é fundamental ter tudo que você precisa. É preciso que tudo esteja à disposição frequentemente, de preferência, de modo que você possa levar a qualquer lugar. Afinal, o estudo a distância pode ser feito remotamente, ou seja, não há hora nem lugar certo para aprender.

Entretanto, a infraestrutura do local precisa ser adequada. Vai ser difícil se concentrar em um lugar muito movimentado, ou em que chamam você a todo momento. Geralmente, em casa, é mais fácil, mas é preciso deixar claro que você está estudando e precisa ter tranquilidade.

Bibliotecas e espaços de coworking também são ótimas alternativas. Verifique se os locais disponibilizam tomadas e uma rede Wi-Fi, pois, assim, você pode aprender por horas e ter um ótimo aproveitamento nas aulas.

4. Organize sua agenda

Que horas você pretende assistir às suas videoaulas de Direito? Por mais flexível que seja, a educação a distância requer uma adequação eficiente à agenda diária. Toda hora é hora, mas o aproveitamento é ainda melhor se você consegue ter uma rotina.

Suas práticas variam de acordo com suas obrigações. Se você trabalha pela manhã e na parte da tarde, naturalmente, o período noturno é o mais adequado. Chegue em casa, tome um banho, coma algo e comece. Só não estenda muito e invada a madrugada! Isso pode custar sua disposição para o dia seguinte.

Se você tem maior flexibilidade no trabalho, é uma ótima chance de fazer horários alternativos. Há pessoas que aprendem melhor na parte da manhã, então, é preciso aproveitar isso. Acorde bem cedo, tome um café reforçado e comece a se dedicar às aulas. Esse tempo antes de sair de casa pode ser bem aproveitado.

É importante planejar o período do dia em que você vai estudar. Pense também em quantas horas você vai passar nas aulas. Faça testes no início e veja por quanto tempo consegue se dedicar com produtividade. Assim, você define rapidamente uma rotina própria.

5. Tire todas as suas dúvidas com os professores

Você só verá os professores pelos vídeos, mas isso não quer dizer que eles não estarão à disposição quando você precisar. As dúvidas vão surgir, o que é natural, assim como deve haver o esforço para solucioná-las. É fundamental que você não guarde nenhum questionamento, já que isso compromete o aprendizado.

A plataforma de estudos vai indicar o meio adequado para tirar as dúvidas. Dessa forma, você terá acesso ao corpo docente de maneira prática. A proposta dos cursos é que todos os alunos se comuniquem quando tiverem essas questões.

Lembre-se de que as suas dúvidas ajudam a melhorar o ensino. Elas funcionam como um feedback para que os professores melhorem a abordagem frequentemente. Além disso, você está se preparando para o mercado, ou seja, precisa estar pronto para atuar em bom nível.

6. Acompanhe o material didático

Além das videoaulas de Direito, os cursos também oferecem materiais de apoio. É como nas instituições comuns: livros, artigos, textos e uma série de conteúdos relevantes. Eles ajudam o aluno a desenvolver o aprendizado da maneira certa.

Acesse-os sempre que for indicado. Esses materiais didáticos são um complemento ao aprendizado, contendo ideias a mais e fundamentais no ensino. Você também vai fazer um uso muito positivo deles nas preparações para as provas e avaliações do curso.

As videoaulas de Direito ajudam muitos os profissionais que buscam dar o passo a mais na profissão. Elas preparam pessoas que já estão no mercado e que têm pouco tempo para se dedicar. Essa pode ser a sua chance de decolar na carreira, sendo alguém relevante para o mercado jurídico no Brasil.

Gostou deste post? Podemos continuar ajudando com mais conteúdos como este. Assine nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail!




New Call-to-action


Guia Prático: baixe grátis

Nossos Apps

Nossas Redes Sociais