Conheça mais sobre a importância do coaching para advogados

  • 12/mar/2019

Conheça mais sobre a importância do coaching para advogados

Atualmente, muitas pessoas buscam ajuda para tornar suas vidas profissionais e pessoais mais organizadas, além de também buscarem inteligência emocional e planejamento de metas a serem alcançadas. O coaching é o profissional que auxilia exatamente esses pontos, e essa carreira está em alta. Há coaching para emagrecimento, para otimizar a vida financeira, carreira, vendas, entre muitas outras áreas.

Mas você sabia que existe um tipo de profissional voltado para o universo do Direito? É chamado de coaching jurídico ou coaching para advogados, que ajuda profissionais e estudantes a melhorarem seus desempenhos, definir objetivos e alcançar autoconhecimento.

O mercado está em expansão, e se tornar especialista nessa área pode ser uma boa ideia para quem está inserido nesse contexto e quer diversificar a carreira. Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre o ofício, como se especializar e o que é abordado no curso, além das ferramentas disponibilizadas para colocar o método em prática. Continue a leitura e informe-se sobre o assunto!

Os benefícios do coaching no Direito

A Faculdade de Direito atualmente é a que mais possui estudantes matriculados no Brasil. Um a cada dez universitários está inscrito no curso. Existem mais de 1.500 faculdades na área e mais de um milhão de advogados formados. Além disso, o Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número desses profissionais.

Diante dessas prerrogativas, há uma perspectiva negativa por parte de quem está inserido na área, já que a concorrência é muito grande, e o salário de entrada de um profissional gira em torno de R$1.500 a R$2.000.

“Os alunos costumam ouvir que o Direito é um curso que amplia oportunidades, abre portas. Em razão desse discurso, há um mercado saturado. Em meio a um cenário não tão animador, a metodologia do coaching está sendo difundida para aqueles que pensam em dar outro rumo às suas carreiras”, afirma o coordenador da pós-graduação em coaching jurídico da Faculdade Unyleya, Marcelo Hugo da Rocha.

Segundo Marcelo, vivemos o que é chamada de quarta revolução industrial, que é a chegada da inteligência artificial. “Alguns profissionais estão com medo de perder espaço para as novas tecnologias. Os processos em papéis já perdem espaço para os sistemas e internet. De fato, há uma transição do Direito para um patamar mais tecnológico. O coaching se encaixa bem nesse quadro, já que é uma metodologia de transição”, pondera o coordenador.

As grandes empresas, bem como os escritórios de porte variado, estão contratando coaches para conseguirem melhores e mais potentes resultados individuais e com reflexo em grupo, além da busca pela melhora no ambiente de trabalho. Assim, percebemos que essa não é uma atividade exclusiva para o profissional liberal.

O campo de atuação no ramo é extenso. Acadêmicos também estão procurando pelo serviço, para se prepararem melhor para o mercado de trabalho, compreenderem suas vocações e terem mais motivação. Além disso, a metodologia pode auxiliar o bacharel que visa uma carreira pública, ajudando a planejar estratégias e traçar metas.

O sistema ainda alcança servidores públicos que sentem a necessidade de melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, bem como juízes e promotores, que têm uma carga negativa oriunda dos respectivos ofícios, podendo afetar a vida privada.

O que se aprende na pós-graduação

A pós-graduação em coaching jurídico tem a preocupação de disponibilizar disciplinas que geralmente não são apresentadas durante a graduação. O objetivo é fazer com que o profissional se especialize em uma área que é multidisciplinar, possibilitando que ele atue em diferentes segmentos, mas sem perder o foco do coaching para advogados. Estuda-se sobre:

  • desenvolvimento profissional;

  • empreendedorismo jurídico;

  • marketing;

  • gestão jurídica;

  • ferramentas de coaching para a área jurídica;

  • desenvolvimento humano;

  • técnicas e estudos de inteligência emocional para concurso;

  • psicologia comportamental;

  • autocontrole emocional.

Ou seja, trata-se disciplinas que não são encontradas em um curso de graduação. Busca-se ampliar os horizontes, já que dentro da graduação em Direito estuda-se muito as técnicas. Na Faculdade Unyleya, por exemplo, a formação dos professores é diversificada, o que torna a especialização interessantes, já que o foco não é estudar sobre Direito.

A área de coaching para advogados no Brasil

De acordo com Marcelo, o coaching jurídico é um movimento novo, que surgiu há cerca de cinco anos. Já o coaching para advogados existe há mais tempo. “É um mercado que está crescendo muito, em razão do número de advogados existentes, número de escritórios, acadêmicos etc. As pessoas estão descobrindo que ele existe e o que é”, afirma o coordenador.

O coaching para advogados e o coaching jurídico, como sinônimos, já são reconhecidos, e já acontecem eventos nos quais se discutem as práticas. Em 2018 ocorreu o “Coaching Jurídico”, que reuniu mais de mil advogados em São Paulo. “Nas seccionais da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) existem comissões de coaching jurídico. Em pouco tempo se tornará disciplina da graduação. É uma matéria nova, mas que tem raiz, tem estudos científicos como base”, aponta Marcelo.

A primeira pós-graduação em coaching jurídico do Brasil, oferecida pela Faculdade Unyleya, dá visibilidade para a área. “É importante ressaltar que o coaching jurídico não é só para advogados, é também para servidores públicos, acadêmicos, e a formação da especialização está ajudando muitos professores que também querem ter essa prática, e também como metodologia de aprendizagem para si mesmo. Serve não apenas como futura profissão, mas ajuda a evoluir como pessoa e profissional”, destaca o coordenador da especialização.

3 ferramentas de coaching para advogados

Para colocar o coaching para advogados ou jurídico em prática, algumas ferramentas são essenciais. Confira algumas delas a seguir.

1. DISC

Em português, DISC é uma sigla para dominância, influência, estabilidade e conformidade. Esses são quatro perfis comportamentais. Há estudos que apontam que a personalidade humana estaria encaixada dentro desses quatro modelos.

O DISC é uma ferramenta de preenchimento, bastante utilizada no setor de Recursos Humanos. O candidato preenche um questionário dando sua opinião sobre determinados assuntos, seus gostos pessoais, visão de mundo etc.

A partir do preenchimento desse guia, constata-se qual é o perfil dominante do assistido. Sabendo quais são as características que predominam em sua personalidade, a pessoa pode atuar, juntamente com o coach, no desenvolvimento das outras características englobadas nos outros perfis, mas que são importantes para o crescimento pessoal e emocional.

2. Inteligência emocional

O advogado precisa driblar obstáculos como a ansiedade, o stress, depressão. No entanto, boa parte dos atingidos por esses males não percebe a existência deles e seus reflexos. A inteligência emocional busca a autoconsciência, o autoconhecimento do ser, para que ele comece a perceber tudo o que afeta seu equilíbrio emocional de forma positiva ou negativa.

É interessante que a pessoa perceba suas emoções antes que os sintomas psicossomáticos apareçam. O corpo exprime efeitos colaterais em consequência de problemas psicológicos, como forma de alertar que esses fatores estão interferindo em seu equilíbrio. Palpitações, problemas de pele, insônia, entre outros são sintomas psicossomáticos.

3. Roda da vida

A roda da vida mede a satisfação das pessoas em quatro âmbitos da vida — pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Essa ferramenta colabora para autoavaliação pessoal e profissional, e com esses resultados, permite que se trabalhe de forma a aumentar os níveis de satisfação.

Neste post você pôde saber o que é o coaching para advogados, e também descobriu como e em quais áreas esse profissional atua. Além disso, compreendeu quais são as disciplinas estudadas na pós-graduação, que não estão presentes na grade de disciplinas clássicas do Direito. O mercado para a área é animador, portanto, se você quer mudar o rumo da sua carreira, analise as possibilidades que o coaching oferece!

O que você achou deste conteúdo? Gostou? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e faça com que seus amigos saibam um pouco mais sobre o assunto!




New Call-to-action


Guia Prático: baixe grátis

Nossos Apps

Nossas Redes Sociais