Advogado de sucesso: 7 habilidades necessárias para se tornar um

  • 26/jul/2018

Advogado de sucesso: 7 habilidades necessárias para se tornar um

São muitas as características que formam um advogado de sucesso; além de fazer bons contatos e ter amplos conhecimentos em sua área, é preciso ter algumas habilidades, especialmente no que diz respeito a se relacionar com outras pessoas.

Afinal, o advogado é uma pessoa que está o tempo todo interagindo com os outros, sejam colegas, juízes ou clientes. Que habilidades são essas? Se você quer saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura.

1. Ser estudioso

Os advogados de sucesso são aqueles que sabem que essa é uma carreira em que o estudo constante é necessário. Ele pode vir de várias formas, como:

  • a leitura de doutrina e jurisprudência;
  • o aprendizado de leis que foram criadas ou alteradas recentemente;
  • cursos de extensão e especialização na sua área de atuação.

O Direito está sempre evoluindo, e todos os dias novas referências são adicionadas. É preciso estar em dia com as mudanças que afetam o seu trabalho e a vida dos seus clientes.

Por isso, se você quer ser um bom profissional, gostar de aprender, de ler e de estar sempre atualizado é essencial.

Lembre-se de que gostar de estudar e aprender é um bom hábito que pode ser desenvolvido em qualquer fase da vida; mesmo que essa não seja uma qualidade natural sua, é possível adquiri-la com o tempo.

2. Gerenciar bem o tempo

A vida dos advogados geralmente é corrida, pois é preciso estar atento aos prazos de dezenas ou mesmo centenas de processos, pesquisar referências, lidar com contratos e pagamentos etc. Com tudo isso, fica difícil até tirar um momento de descanso.

Para lidar melhor com essa pressão e ser mais produtivo, é importante ser organizado. Utilize softwares que ajudem seu trabalho, crie modelos de documentos que são usados frequentemente (por exemplo, petição inicial de ação monitória) e divida bem o trabalho.

Em vez de acumular todo o trabalho para si mesmo, saiba dividir suas responsabilidades com sua equipe, delegando tarefas de menor complexidade para estagiários ou assistentes.

E não se esqueça de respeitar o seu tempo de descanso, para que seu corpo e mente possam se recuperar e sempre operar da melhor maneira possível.

3. Ter visão empreendedora

Mesmo que hoje você trabalhe no escritório de outro advogado, você provavelmente sonha em ter o seu próprio, e um nome reconhecido. Para isso, é fundamental saber como empreender.

Crie uma rede de contatos desde a faculdade, apresente-se em empresas para oferecer seus serviços e procure maneiras de mostrar para os potenciais clientes que você é um profissional diferenciado.

Pense sempre nos detalhes, procure sempre aprimorar seu serviço e sempre ofereça conforto aos clientes (condições facilitadas de pagamento, uma sala de espera adequada, tirar dúvidas por telefone).

Além disso, mantenha a organização nas suas finanças, buscando sempre a ajuda de um especialista na área de contabilidade.

4. Saber fidelizar os clientes

Os clientes são a parte mais importante do trabalho do advogado. Para que eles voltem a fazer negócio com você, é preciso não somente oferecer um bom serviço, como também ter uma relação de confiança e transparência.

Sempre que os clientes tiverem dúvidas sobre o andamento de seu processo, converse com eles e explique a situação atual; evite fazer promessas que não dependem somente de você para acontecer.

Muitos advogados deixam o cliente “no escuro” porque as pessoas leigas têm dificuldade em entender o universo jurídico. No entanto, é preciso ter paciência, para evitar desconfianças.

5. Ter autocontrole emocional

Todos os advogados lidam com situações estressantes diariamente — devido ao grande fluxo de trabalho, pressão dos clientes, problemas nos processos, necessidade de falar em audiências etc.

Para se sair bem em cada um desses momentos, é preciso trabalhar o autocontrole. Dessa forma, você conseguirá ficar calmo para pensar melhor e evitará ser grosseiro, o que é muito negativo para a sua imagem.

Procure sempre dormir o suficiente e ter algum hobby relaxante, como meditar, tocar algum instrumento, fazer trabalhos manuais etc. Um advogado de sucesso precisa sempre tirar um tempo para cuidar de seu bem-estar físico e mental.

Se você é uma pessoa facilmente irritável, não tenha medo de recorrer à terapia. Você poderá desabafar, se conhecer melhor e ter ajuda profissional para trabalhar os seus pontos fracos.

6. Trabalhar bem em equipe

Quase todo advogado de sucesso trabalha em equipe, seja como líder ou como parte de um grupo de associados. Em função disso, é fundamental saber se relacionar de maneira respeitosa e positiva com seus colegas.

É importante trabalhar de maneira integrada com os demais, sempre repassando informações relevantes ao resto do grupo e sendo cordial com todos. Além de ter uma boa convivência, lembre-se de que, no futuro, seus atuais colegas podem ser importantes contatos.

Se você for o líder, procure sempre ouvir sugestões da sua equipe; não é preciso acolher todas, o importante é deixar que os colaboradores possam pensar em soluções e se sentir valorizados.

Procure sempre dar comandos claros, estar aberto a responder perguntas e trabalhar a autoconfiança de seus associados; por exemplo, quando ganharem uma ação, divida a boa notícia com todos e agradeça pelo bom trabalho.

7. Ser empático

A empatia é uma qualidade importantíssima para quem trabalha tão intensamente com pessoas como o advogado. Somente ao se mostrar uma pessoa empática é que você poderá compreender os problemas dos seus clientes e encontrar soluções.

Além disso, quem é capaz de empatia também consegue se relacionar melhor com os colegas, organizar melhor as ideias na hora de falar nas audiências, e se estressar menos.

A empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e entender suas ações e pensamentos, por meio de um ponto de vista que não é o seu. Algumas pessoas são naturalmente mais aptas a fazer isso do que outras, mas essa é uma qualidade que pode ser desenvolvida.

Vale a pena esforçar-se para ser mais empático, pois isso vai melhorar a sua capacidade de comunicar-se com clareza, tanto no trabalho, onde ela é essencial, quanto em sua vida pessoal.

Quem reúne a maioria dessas qualidades tem tudo para ser um advogado de sucesso. Mas todas elas podem ser adquiridas e praticadas — basta se esforçar!

Se você gostou deste post, que tal compartilhá-lo nas redes sociais com os seus amigos?




New Call-to-action


Guia Prático: baixe grátis

Nossos Apps

Nossas Redes Sociais