Pós-Graduação em Direito Penal: como escolher a melhor instituição para estudar - Blog - CEJUR - Centro de Estudos Jurídicos da Faculdade Unyleya

Pós-Graduação em Direito Penal: como escolher a melhor instituição para estudar

  • 14/jun/2018

Pós-Graduação em Direito Penal: como escolher a melhor instituição para estudar

Investir em um curso de especialização é uma das decisões mais acertadas que um profissional de Direito pode realizar hoje. A formação oferece muito além de um título e destaca o bacharel em um mercado de trabalho cada dia mais rigoroso e seletivo.

A Pós-Graduação em Direito Penal é um desses investimentos que são um diferencial para a carreira do graduado. Mas, para que isso aconteça, é preciso escolher bem a Instituição de Ensino, conferindo todos os aspectos relativos à qualidade, estrutura e regularidade junto ao Ministério da Educação.

Quer saber quais são os critérios a observar na hora de escolher a sua pós-graduação em Direito Penal? Vamos explicar cada um deles neste artigo. Confira!

 

Os cinco passos para acertar na escolha da pós-graduação em Direito Penal

Para que o título acadêmico não seja mais um certificado na sua gaveta, é preciso acertar na escolha da Instituição de Ensino. Não basta confiar na recomendação de amigos, já que aspectos como regularidade da empresa devem ser conferidos em fontes seguras.

Os 5 passos que farão você decidir com segurança por uma pós-graduação em Direito Penal são:

1. Verifique a regularidade do curso e da Instituição de Ensino

Como um bom profissional do Direito, o primeiro passo que você deve fazer é checar a regularidade da Instituição de Ensino junto ao órgão competente, o Ministério da Educação. Dois são os aspectos a observar:

Credenciamento da instituição

Os cursos de pós-graduação em Direito Penal lato sensu não precisam de uma autorização ou reconhecimento, como acontece com os de graduação. No entanto, é fundamental que a instituição seja credenciada no MEC, para que o seu diploma seja válido. Para conferir isso, visite o site do E-MEC e faça uma consulta por meio do nome da instituição de seu interesse.

Autorização para oferecer cursos à distância

Caso opte pela modalidade Educação a Distância (EAD), confira se a instituição tem autorização para ofertar esse tipo de curso. Nesse caso, é obrigatório que ela ofereça provas presenciais, defesa presencial da monografia ou trabalho de conclusão de curso.

2. Considere um curso na modalidade EAD

Escolher a melhor instituição passa, também, por optar pela melhor modalidade de ensino, que se encaixe em sua rotina e necessidades.

Caso precise de flexibilidade para realizar as atividades acadêmicas, não tenha horários fixos de trabalho ou possua uma jornada intensa, vale a pena buscar uma Instituição de Ensino que ofereça cursos de pós-graduação na modalidade a distância. Nesse caso, em específico, você deve analisar:

Existência de polos presenciais

Como explicamos, escolhendo um curso EAD, você terá alguns momentos presenciais para a validação da aprendizagem. Nesse caso, é importante escolher uma instituição que possua polos próximos a onde você mora ou em cidades vizinhas.

Tecnologia da plataforma

Como o curso é a distância, é importante saber mais sobre metodologia de ensino e tecnologias utilizadas na plataforma de aprendizado. Nesse caso, você pode procurar por mais informações das ferramentas utilizadas nas aulas diretamente com a instituição.

Suporte

O suporte oferecido em cursos EAD faz toda a diferença! Verifique se os professores ficam disponíveis para tirar dúvidas dos alunos e se há um suporte técnico, caso haja problemas com os recursos tecnológicos.

3. Avalie o corpo docente

Um corpo docente qualificado faz a diferença em qualquer curso da área de Direito. Nas pós-graduações, em especial, a atuação do profissional na área e seus títulos acadêmicos revelam a familiaridade do professor com o tema a ser ensinado.

Por isso, confira a formação de cada profissional do corpo docente. Verifique, ainda, se o quadro é composto por mestres ou doutores.

Outra forma de verificar a qualidade dos professores é por meio da atuação deles no mercado e reconhecimento na área. Aprender com profissionais que ocuparam ou ocupam cargos públicos (como juízes e desembargadores, por exemplo) dá a segurança de adquirir saberes com alguns daqueles que mais sabem na área.

4. Conheça a metodologia de ensino

A melhor forma de aprender é característico de cada aluno. Alguns têm facilidade com os recursos visuais, outros são pessoas mais auditivas. Não importa qual seja o caso; se a metodologia de ensino for boa, todos esses alunos sairão satisfeitos com as aulas.

Dessa forma, verifique quais recursos didático-pedagógicos são explorados pelo curso. Veja, também quais materiais de apoio e bibliografia utilizados. É importante que cursos de pós-graduação em Direito Penal prevejam, na ementa, autores clássicos da área, mas também aqueles que se aproximam da prática da profissão.

5. Examine a grade curricular

Por fim, o estudante deve avaliar a grade curricular do curso de pós-graduação. Essa deve prever atividades que somem 360h ou mais, o mínimo exigido pelo MEC para que o curso tenha validade.

No entanto, vá além das horas obrigatórias, e confira se o currículo do curso contempla o necessário para uma formação profunda na área de Direito Penal. Não fique apenas no nome das matérias — confira a ementa de cada disciplina e a bibliografia obrigatória. Essas informações você encontra no projeto pedagógico do curso, que poderá ser disponibilizado com a solicitação do aluno.

Finalmente, compare as grades curriculares e valorize a instituição que possua uma diversidade de matérias capazes de aprofundar no tema e, ao mesmo tempo, ensinar o que há de mais atual na área penal.

Escolher uma pós-graduação em Direito Penal não é uma tarefa que deve ser feita em poucos minutos. Uma escolha acertada pode ser a diferença entre mais um diploma na gaveta e uma especialização valorizada pelo mercado de trabalho. Não tenha receio em exigir da Instituição de Ensino de seu interesse todas as informações para que você tome uma boa decisão!

Pronto para conhecer a pós-graduação que pode transformar a sua vida profissional? Entre em contato com o CEJUR e saiba mais sobre os cursos oferecidos!




New Call-to-action


Conhecer os cursos
Guia Prático: baixe grátis