Estudo a distância: conheça 10 benefícios da EAD para advogados - Blog - CEJUR - Centro de Estudos Jurídicos da Faculdade Unyleya

Estudo a distância: conheça 10 benefícios da EAD para advogados

  • 07/jun/2018

Estudo a distância: conheça 10 benefícios da EAD para advogados

Se antes a Educação a Distância (EAD) enfrentava certa resistência por parte dos profissionais e do mercado, o que ocorre hoje é exatamente o oposto.

A evolução tecnológica vem transformando o processo de aprendizagem e o estudo a distância tem ganhado cada vez mais espaço no país.

Além disso, é crescente a demanda do mercado de trabalho por profissionais com especialização, em um cenário em que o diploma de graduação deixou de ser um diferencial. E na área do Direito não é diferente.

Diante disso, é cada dia maior o número de advogados que têm procurado programas de pós-graduação a distância em razão dos diversos benefícios que a modalidade oferece, como maior flexibilidade, comodidade e menor custo.

Quer saber mais sobre essa modalidade de ensino? Continue lendo esse post e descubra os benefícios da EAD!

1. Flexibilidade de horários

Esse talvez seja o principal benefício do estudo a distância. A modalidade EAD permite que o aluno monte sua própria rotina e concilie os momentos de trabalho, estudo e lazer.

Isso significa que a EAD pode se encaixar na rotina sobrecarregada de um alto executivo, de um advogado ou, ainda, de um professor. É, ainda, uma excelente opção para aqueles profissionais sem uma rotina definida.

Os benefícios da flexibilidade de horário da EAD não param por aí.

A possibilidade de estudo em horários alternativos também contribui para o aumento da produtividade, na medida em que os profissionais podem escolher a melhor hora de estudo de acordo com seu rendimento.

2. Otimização do tempo

Falta de tempo deixou de ser desculpa para não se especializar. O ensino a distância implica uma economia de tempo considerável.

Com a possibilidade de estudar em casa ou no escritório, o profissional economiza o tempo que gastaria para se deslocar até a Instituição de Ensino. Sem falar na vantagem de não enfrentar trânsito, chuva e afins.

3. Maior comodidade

No ensino a distância é possível “carregar o curso” para onde quiser.

Como os cursos ficam disponíveis na internet durante 7 dias por semana, por 24h, o aluno poderá acompanhar as aulas em viagens de férias, viagens a trabalho ou onde estiver. Basta ter ao seu alcance um computador com acesso à internet.

4. Validade reconhecida

Um dos motivos que costumava gerar desconfiança em relação à Educação a Distância era a possível não equivalência do curso em relação à modalidade presencial.

Esse cenário vem se transformando e, atualmente, os cursos não presenciais tem ganhado cada vez mais respeito, sendo equiparados aos cursos presenciais pelo Ministério da Educação (MEC).

Para obter essa certificação do MEC, as Instituições de Ensino são rigorosamente avaliadas. Nesse processo, são analisados: a grade curricular dos cursos, os recursos pedagógicos, o currículo dos professores, a infraestrutura física, os recursos tecnológicos, entre outros.

Vale ressaltar que, após a aprovação do MEC, o diploma de um curso de Educação a Distância será considerado equivalente ao diploma de um curso presencial. O aluno terá, portanto, a garantia de validade do documento em qualquer lugar do Brasil.

5. Suporte para dúvidas

A Educação a Distância não é sinônimo de falta de interação entre professores e alunos. Muito pelo contrário.

Ainda que a dinâmica ensino-aprendizagem ocorra fora do ambiente físico da sala de aula, os cursos de EAD contam com uma plataforma online em que os conteúdos são disponibilizados e discutidos.

Isso permite que os estudantes tirem suas dúvidas e façam considerações sobre a matéria estudada podendo, ainda, interagir com os demais alunos de diferentes partes do país.

E o melhor: ao contrário do que acontece no ensino presencial, você poderá enviar sua dúvida a qualquer momento para o professor, sem ter que esperar o momento certo da aula.

6. Melhor aproveitamento das aulas

É bastante comum que uma sala de aula reúna alunos com diferentes experiências e níveis de conhecimento. Soma-se a isso o fato de que cada pessoa possui um ritmo de aprendizado.

Se no caso do ensino presencial essa diferença de ritmo pode dificultar o andamento do ensino, na modalidade EAD essa diferença simplesmente não existe.

Isso porque cada aluno assistirá às aulas no seu ritmo e de acordo com sua demanda, o que otimizará a absorção do conteúdo e a conclusão do curso.

7. Inclusão

O estudo a distância tem se mostrado um importante fator de inclusão de pessoas que, por alguma razão, não podem se deslocar até a Instituição de Ensino.

É o caso, por exemplo, das pessoas portadoras de deficiência. Ou, ainda, daqueles que moram longe dos centros urbanos.

Por meio da EAD, essas pessoas ficam a apenas um clique de distância de instituições e profissionais de qualidade de diferentes partes do país.

8. Autonomia

Foi-se o tempo em que as aulas se resumiam à exposição de conteúdo pelo professor, sem participação ativa dos alunos.

A modalidade de EAD trouxe uma nova roupagem à dinâmica de aprendizado, possibilitando uma participação mais ativa dos estudantes. As ferramentas de aprendizagem desses cursos permitem que eles interajam entre si, com os professores e tutores.

Entre essas ferramentas destacam-se: fóruns, seminários, chats, entre outros.

Esses mecanismos contribuem, ainda, para desenvolver a autonomia e disciplina por parte dos alunos, fazendo com que o ensino deixe de ser verticalizando e passe a ser mais colaborativo.

9. Melhor fixação do conteúdo

Com a modalidade EAD os materiais didáticos ficam disponíveis durante todo o tempo, normalmente até alguns meses depois do final do curso.

Desse modo, é possível que o aluno revise as aulas quantas vezes quiser, o que garante melhor absorção do conteúdo estudado.

10. Menor custo

Além de todas as vantagens citadas acima, o estudo a distância tem a vantagem de ter custo mais baixo do que cursos presenciais. Isso porque o fato de a aprendizagem ocorrer em um ambiente virtual possibilita uma maior quantidade de alunos e dispensa uma infraestrutura física elaborada.

O aluno economiza duplamente, tanto com a mensalidade do curso quanto com transporte, alimentação, estacionamento, entre outros.

Como você viu, não são poucos os benefícios do estudo a distância. Gostou de saber mais sobre as vantagens da EAD? Aproveite a visita para assinar nossa newsletter e receber conteúdos incríveis na sua caixa de entrada!

 




New Call-to-action


Conhecer os cursos
Guia Prático: baixe grátis