É possível estudar com videoaulas na área do Direito? - Blog - CEJUR - Centro de Estudos Jurídicos da Faculdade Unyleya

É possível estudar com videoaulas na área do Direito?

  • 04/jan/2018

É possível estudar com videoaulas na área do Direito?

Todos sabemos como a tecnologia tem avançado em um nível absurdo nos últimos tempos. As videoaulas e as imensas possibilidades da educação a distância estão disponíveis e amplamente difundidas na internet e no mercado de trabalho em geral. E não é diferente com a área do Direito! Se a pergunta do título passou pela sua cabeça, respondemos logo de início: sim! Também é possível estudar com videoaulas!

Não só é possível, como há inúmeras vantagens em fazer cursos a distância e estudar com videoaulas. E não pense que estamos falando apenas de um conteúdo restrito. Estudar com videoaulas pode ser útil para se preparar para o Exame da OAB, para provas de concursos e também para o curso de bacharelado e cursos de pós-graduação, direcionados à especialização dos profissionais que atuam no âmbito jurídico.

Por isso, preparamos aqui uma lista com as vantagens e as inúmeras possibilidades que sistemas com videoaulas e de educação a distância podem oferecer no ramo do Direito. Não perca mais tempo e confira!

1. Autonomia: faça do seu jeito e no seu tempo

O primeiro ponto de destaque, obviamente, é a autonomia e a flexibilidade que são conferidas ao aluno.

Ter a possibilidade de estudar com videoaulas permite que o aluno modele sua grade de estudos e o seu cronograma, adequando-os à sua própria rotina.

O sistema é perfeito para pessoas que têm de conciliar os estudos com outras tarefas, como um emprego ou mesmo outros cursos.

É claro que o grau de autonomia e flexibilidade vai depender, em cada caso, do curso escolhido e da plataforma que oferece o curso. Algumas faculdades de Direito e outras instituições oferecem soluções bastante interesses, que dão muita autonomia e flexibilidade aos alunos.

Mas não confunda autonomia como facilidade: o fato de o aluno ter mais liberdade não significa que o curso é menos rigoroso que um curso de Direito presencial.

Na realidade, o conteúdo é o mesmo e pode ser abordado com a mesma profundidade em ambos os casos. O que muda é apenas a forma do aprendizado.

2. Troca de experiências e diálogo: os fóruns de debate

E não pense que o fato de estudar Direito com videoaulas o deixará isolado, diminuindo ou prejudicando o seu aprendizado.

A maioria das plataformas de ensino a distância possuem muitos outros recursos além das videoaulas. Entre esses recursos, os fóruns de debate ou discussão representam uma ferramenta das mais valiosas.

Por meio dos fóruns, os alunos podem tirar dúvidas provocadas pelas videoaulas, aprofundar o conteúdo, dividir experiências, indicar leituras e oportunidades, ampliando suas fontes de estudos.

Afinal, estudar não é um ato solitário. Pelo contrário, os estudos pressupõem diversas redes de interação entre alunos e professores e também entre os próprios alunos!

3. Corpo docente: garantia de qualidade no ensino

Não é porque as aulas dos cursos a distância são em formato de vídeo que o conteúdo será menos aprofundado do que aquele dado em aulas presenciais. Diversas plataformas de ensino jurídico a distância possuem um corpo docente extremamente qualificado, e podem oferecer aulas com a melhor qualidade disponível no mercado, abordando o conteúdo de forma completa e interativa.

Isso significa que, por meio de videoaulas, o aluno pode ter contato com os melhores profissionais de qualquer lugar do país ou mesmo do mundo!

4. Certificação: validação pelo MEC

Justamente por terem corpos docentes extremamente qualificados e ótimos resultados nas estratégias e práticas de ensino jurídico é que diversas instituições, em especial no que se refere aos cursos de pós-graduação, possuem certificação do Ministério da Educação (MEC).

Como se sabe, para ter validade no território nacional, todo curso de pós-graduação depende de uma certificação oficial, conferida pelo MEC. Não é diferente com cursos a distância na área do Direito.

Por isso, não se preocupe, basta se informar quais cursos são certificados pelo MEC que o seu diploma ou certificado será plenamente válido!

5. Servidor público e profissionais do setor privado: progressão salarial

“Um curso de pós-graduação em Direito será útil para a minha progressão salarial na carreira pública?” Sem dúvida!

Os certificados dos cursos jurídicos de pós-graduação, na modalidade de educação a distância, são capazes de oferecer aos alunos todos os direitos daqueles que são detentores de qualquer título de especialização lato sensu.

Entre esses direitos encontra-se justamente a possibilidade de angariar progressões e gratificações previstas nos diversos planos de carreira do serviço público.

Basta que o aluno investigue se o órgão ou a entidade pública ao qual ele é vinculado possui um Plano de Cargos e Salários (PCS) e se existe a possibilidade de progressão funcional.

Para os profissionais da iniciativa privada, os certificados de cursos a distância também podem ser utilizados para alavancar suas carreiras. Esses cursos tornam qualificados os profissionais atuantes na área do Direito, como advogados e consultores, que podem se especializar em determinadas práticas ou funções que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Por isso, antes de fazer um curso, é aconselhável que o profissional — seja ele servidor público ou do setor privado — compartilhe com seu respectivo empregador os benefícios que o curso a distância pode trazer, havendo inclusive as possibilidades de alavancar uma promoção!

6. Custos: os benefícios para o seu bolso

Por fim, temos que abordar aqui uma vantagem que atinge diretamente o seu bolso. Os custos e preços dos cursos a distância, baseados em videoaulas.

Alguns cursos de Direito podem ser bem caros, devido ao nível de especialização e qualidade dos professores, em especial cursos de pós-graduação na área jurídica.

Neste ponto, os cursos a distância tem muito a oferecer. Justamente por serem baseados em videoaulas e plataformas online, os cursos jurídicos a distância podem oferecer custos muito mais baixos e preços muito mais atrativos para os alunos, quando comparados aos cursos presenciais.

Por isso, para estudantes recém-formados, que desejam aprofundar seus conhecimentos, ou mesmo para profissionais em início de carreira, buscar cursos de especialização em Direito a distância e estudar por videoaulas pode ser uma ótima ideia adequada à realidade econômica de cada um.

Agora que você já conhece as vantagens de estudar com videoaulas, não perca tempo e venha conhecer o programa de pós-graduação em EAD ou Híbrida do CEJUR!




New Call-to-action


Conhecer os cursos
Guia Prático: baixe grátis